Sistema Dunar da Gala

Posted: Quarta-feira, Maio 18, 2011 in Gala, GeoWalkers Folder

A Sul da Figueira da Foz localiza-se a Gala, local que serviu como base de estudo para uma aula de campo e posteriormente para elaboração dos posts que iremos apresentar. A escolha deste local para a aula de campo deve-se ao facto de a zona litoral da Gala ter vindo a ser fortemente afectada pela acção antrópica, isto é, tem vindo a sofrer as consequências da acção humana no meio – ambiente, devido à construção de molhes e quebra – mares que vão interferir na dinâmica da natureza.

Não só para observarmos os efeitos da acção antrópica na zona litoral, a aula de campo teve como objectivo a observação da importância das dunas, que muitas das vezes acabam por ser desrespeitadas, pois não se reconhece a importância que estas têm na zona litoral.

As dunas são estruturas geológicas resultantes da acumulação de areias transportadas pela água ou pelo vento. Nestes locais as plantas têm um papel bastante importante devido ao facto de serem estas que fazem a segurança da estrutura impedindo que esta seja tão facilmente erodida. Apesar destas plantas realizarem bem o seu trabalho, a passagem de pessoas, campismo e ou divertimento automóvel danifica  os sistemas dunares, não permitindo a sua estabilidade .

Estas estruturas são ecossistemas costeiros que fazem a ligação entre os sistemas marinhos e os sistemas terrestres, por essa razão são denominadas como barreiras naturais de protecção. Por estas razão as dunas devem ser protegidas o melhor possível, uma vez que protegem o continente do avanço do nível das águas do mar e da erosão costeira.

-> Origem e evolução das dunas

As correntes marinhas existentes ao longo da costa e os ventos provocam a erosão e o transporte de sedimentos. Esses sedimentos são transportados até às praias pelos agentes transportadores (água, vento, …) e, de seguida, são depositados. Depois, pela acção do vento os grãos rolam uns sobre os outros até chegarem às zonas onde se encontra vegetação ou outros objectos que possibilitem a sua acumulação, formando assim a duna.

Dunas estáveis

Dunas estáveis

-> Que comportamentos seguir para proteger as dunas?

O facto de os sistemas dunares serem formações FITOGEODINÂMICAS em permanente equilíbrio dinâmico, intimamente dependente do coberto vegetal vivo, implica que qualquer factor externo ao sistema terá consequências desequilibrantes e dificilmente compensáveis (pisoteio, vegetação infestante, obras de engenharia costeira, etc.). Caso a vegetação fixadora das dunas seja degradada e destruída, todo o sistema dunar será afectado negativamente. A areia nua facilmente será arrastada para o interior do território, quer pela acção do mar quer, essencialmente pela acção eólica, podendo invadir e mesmo cobrir terrenos agrícolas, explorações, habitações e caminhos. Em épocas de tempestade podem mesmo ocorrer catástrofes em que o mar não encontrando obstáculos ao seu avanço, destrói culturas e construções que antes estavam protegidas das dunas.

Estes são fenómenos que todos os invernos acontecem e que acabamos por ser com eles confrontados pelo menos através dos media. Como forma de contrariar esses fenómenos indesejáveis todos nós, enquanto utentes das praias, deveremos ter comportamentos adequados no sentido de evitar a degradação das dunas:

  • utilizar as passadeiras aéreas quando existam, caso contrário utilizar os trilhos já existentes sobre a duna (nunca traçar novos trilhos);
  • não passear ou apanhar banhos de sol nas dunas, não andar a cavalo e de veículos motorizados;
  • não colher a vegetação das dunas;
  • chamar a atenção de amigos e familiares para a correcta utilização das dunas;
  • tomar conhecimento e respeitar a legislação que existe para efeitos de protecção das dunas .

A protecção do ambiente começa em cada um de nós pela adopção de comportamentos correctos e educando os outros!

Página Inicial @

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s