O Estorno e o Chorão das Praias

Posted: Quarta-feira, Maio 18, 2011 in Gala, GeoWalkers Folder

->Estorno:

Esta  planta Ammophila arenaria é  conhecida  como  a construtora das dunas porque as suas raízes  muito  longas  (com  vários metros  de  comprimento)  formam uma  rede  extensa  e  conseguem segurar  mais  areia  que  qualquer outra planta. Costumam  instalar-se  no  topo  das dunas e ajudam  também a  cortar a força do vento, criando zonas abrigadas  e  de  sombra  para  outras plantas poderem crescer. Como as dunas são muito quentes e secas,  as  raízes  do  estorno  são capazes de armazenar água e as suas folhas são enroladas para não perderem a água armazenada. Como o vento está sempre a depositar areia, as folhas desta planta crescem muito  rapidamente  para  evitar  que fique enterrada.

Estorno

Estorno

-> Chorão-das-praias:

Chorão-das-praias é o nome comum da espécie Carpobrotus edulis, uma planta suculenta, rastejante, nativa da região do Cabo, na África do Sul. Em regiões com clima semelhante,  como o Mediterrâneo e partes da Austrália e Califórnia, escapou ao controlo humano e tem-se tornado uma espécie invasora.

Caméfito rastejante de caules que podem atingir vários metros, possui folhas carnudas com secção triangular e ápice agudo; ângulo dorsal serrilhado. Flores com 5-9 cm de diâmetro, amarelas ou púrpuras; estames amarelos.

É bastante abundante nas zonas costeiras da área de clima Mediterrânico e foi introduzida com fins ornamentais mas também para fixação de dunas e taludes, através dos seus longos caules, como é o caso das espécie existente nas dunas do Cabedelo.

Em Portugal já possui estatuto de espécie invasora, pois o vigoroso crescimento vegetativo leva à formação de extensos tapetes contínuos, impenetráveis, que substituem a vegetação nativa e impedem o seu restabelecimento. Promove a acidificação dos solos, facilitando o seu próprio desenvolvimento. Os frutos ajudam também, uma vez que são comidos por pequenos mamíferos que dispersam as suas sementes.

Chorão-das-Praias

Chorão-das-Praias

Ambas as espécies se adaptam muito bem em ambientes áridos, mas se entrarem em confronto, o chorão-das-praias irá prevalecer, pois é o mais apto em relação ao estorno.

Página Inicial @

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s