Mais sobre o Cabo Mondego

Posted: Quarta-feira, Maio 18, 2011 in Cabo Mondego, GeoWalkers Folder

-> Carvão:

O carvão mineral é uma rocha sedimentar biogénica.

Em norma faz parte da composição do carvão a água, materiais voláteis, como enxofre, oxigénio, nitrogénio, ainda faz parte da composição do carvão o carbono fixo e detritos vegetais, sendo que uma diferente conjugação das quantidades dos compostos vai determinar diferentes tipos de carvão como, turfa, lignite, carvão betuminoso e antracite.

Para que surja o carvão é necessária a deposição de matéria orgânica, que é posteriormente compactada devido à deposição de sedimentos em camadas adjacentes, que vai levar a um aumento de pressão e temperatura que conduz a uma evolução da matéria orgânica em carvão.

Uma hipótese possível para o aparecimento de carvão junto da costa, pode ser um eventual aumento do nível das águas do mar, sobre a placa continental, que vai levar a que as camadas com detritos vegetais, matéria orgânica, sofram um afundamento sob camadas/estratos de sedimentos marinhos que cujo peso comprimiu a turfa, transformando-a, sob elevadas pressões e temperaturas, em carvão. Esta pode ser uma explicação plausível para a existência de carvão no Cabo Mondego.

Por dedução, o nosso grupo chegou à conclusão de que o actual Cabo Mondego já foi em tempos uma floresta. Como base desta dedução está a análise de uma série estratigráfica, na qual havia um estrato em que os detritos predominantes eram o carvão (cujo cheiro característico foi possível ser comprovado) , carvão esse que tem como origem detritos vegetais que são posteriormente recobertos por sedimentos.

Carvão

Carvão

-> Diáclases:

As diáclases ou, somente, diaclases são fracturas que ocorrem nas rochas dividindo-as em blocos sem se produzir um deslocamento desses blocos. As diáclases resultam de esforços a que as rochas estão submetidas tais como compressão, tracção e descompressão, como é o caso das rochas do Cabo Mondego.

São encontradas principalmente nas rochas duras, podem-se intersectar pois tomam diversas direcções o que leva à formação de redes de fracturas, o que facilita a divisão em blocos.

Apesar de parecidas com as falhas, as diáclases diferem das falhas pelo facto de o movimento das diáclases ser praticamente nulo em relação ao movimento das falhas. E tá é possível ser observado no Cabo Mondego.

Diaclases

Diaclases

-> Filão:

Os filões são corpos magmáticos, de forma tabular, resultantes do preenchimento de fracturas existentes nas rochas, mais recentes que essas rochas. A sua atitude e dimensões são variáveis, podendo apresentar espessuras que variam entre poucos milímetros, designados filonetes, a alguns metros ou mesmo quilómetros e extensões desde alguns metros até quilómetros. A sua espessura nem sempre é constante e por vezes ramificam-se.

Filão de Quartzo

Filão de Quartzo

Página Inicial @

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s