O Ouriço-do-Mar e a Anémona-do-mar

Posted: Quarta-feira, Maio 18, 2011 in Cabo Mondego, GeoWalkers Folder

->Ouriço-do-mar:

O ouriço-do-mar é um equinoderme, tal como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar. Alimenta-se de outros invertebrados e de algas que raspa das rochas com os seus cinco dentes, localizados na superfície inferior do corpo. Estes dentes formam um bico e estão unidos num sistema de ossículos e músculos bastante complexo, denominado Lanterna de Aristóteles. Não tem olhos mas o corpo está coberto por células sensíveis à luz. Assim que detecta luz, cobre-se com conchas, pequenas pedras e algas. Apesar de não parecer, estes animais movem-se com a ajuda de pés ambulacrários. O seu esqueleto duro e coberto de espinhos não é suficiente para os proteger de alguns caranguejos Europeus, estrelas-do-mar e peixes.

Ouriço-do-mar

Ouriço-do-mar

-> Anémona-do-mar:

A anémona vive presa a um suporte, que pode ser por exemplo uma pedra. Fica o tempo inteiro presa a um substrato para conseguir se alimentar, utilizando os seus tentáculos. Os animais que se aproximam da anémona-do-mar para procurar abrigo, acabam morrendo. Isto acontece por estas possuirem células urticantes nos seus tentáculos, que paralisam as suas presas no mesmo momento em que o veneno é disparado.
Porém, um dos únicos animais que podem se aproximar da anémona e não se precisa de preocupar é o peixe palhaço. Acredita-se que este peixe tenha uma defesa natural contra o veneno da anémona.

Anémona e Ouriço do mar

Anémona e Ouriço do mar

Cnidário (anémona-do-mar) e ouriços-do-mar nos recifes. Observando o ouriço na parte cima que se tapou com pedras, ele usa tentáculos do seu sistema ambulacral para movimentação de objectos. Sistema ambulacral (ou ambulacrário) é um sistema de órgãos exclusivo dos equinodermos, que funciona como um sistema hidráulico, tanto na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.

Página Inicial @

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s